quinta-feira, 22 de março de 2018

Observações a respeito do livro: O voo da Vespa. Do autor Ken Follet.

Nada melhor nesta vida do que voltar para o lugar que nós mais gostamos, não é verdade? Sendo assim, decidi voltar a escrever neste blog algumas observações a respeito de livros que li e que ando lendo atualmente. A seguir deixarei aqui a minha impressão de um livro que retrata a 2º Guerra Mundial de uma perspectiva um pouco diferente: o lado dos países que estava "neutros" na guerra. O nome do livro é O voo da Vespa. Mas antes, farei um breve histórico do autor.


Kenneth Martin Follett, nasceu em Cardiff em 5 de Junho de 1949. É um escritor britânico nascido no País de Gales, é autor de thrillers e romances históricos. Follett vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus trabalhos. Quatro de seus livros alcançaram número um no ranking de best-sellers do New York Times: Triângulo (1979), A Chave de Rebeca (1980), O Vale dos 5 Leões (1986) e Mundo Sem Fim (2007). É formado em Filosofia pela University College, de Londres, começou sua carreira como jornalista, primeiro no South Wales Echo e, depois, no Evening Standard de Londres. Logo em seguida passou a escrever pequenos contos nos finais de semana, e, encorajado por amigos e colegas de profissão que admiravam seus escritos, passou a escrever romances.

Seu primeiro Best Seller foi O Buraco da Agulha (Eye of the Needle), vencedor do Edgard Award como melhor romance de 1978. Encorajado pela excelente recepção, escreveu nos anos seguintes uma sequência de sucessos como O Triângulo, A chave de Rebeca, Na Toca do Leão, O Homem de São Petesburgo, Uma Fortuna Perigosa, O Voo da Águia, O Voo da Vespa e O Terceiro Gêmeo, rapidamente criando um público fiel e entusiasmado. O tema primordial de seus livros é a ação de espionagem e de guerra, com ritmo rápido e abundância de situações-clímax, que tende a prender até mesmo os leitores mais casuais. Seus livros regularmente dão origem a séries televisivas e filmes, caso de O Buraco da Agulha e A Chave de Rebeca.

Em 1989 lança o seu livro de maior sucesso, Os Pilares da Terra (The Pillars of the Earth) que foge a regra dos seus temas usuais, por se tratar de um romance histórico passado na Idade Média europeia; ironicamente o livro não foi um grande sucesso na altura do seu lançamento, apenas ganhando popularidade ao longo da década de 1990, quando entrava regularmente nos mais diversos círculos e clubes de leitura graças à propaganda "boca-a-boca". A obra ganhou uma sequencia em 2007: Mundo Sem Fim (World Without End). O espólio de Ken Follett está armazenado numa coleção exposta na Saginaw Valley University, nos Estados Unidos e inclui notas, esboços, manuscritos e correspondência. Follett é um grande apreciador de Shakespeare e um músico amador, é casado com Barbara Follett e tem dois filhos, vive atualmente na Inglaterra.




Foto: Ken Follet



Sobre o livro:

Freya é o nome da deusa nórdica do Amor. Também é o codinome da mais recente invenção nazista, de acordo com uma mensagem interceptada pelas forças aliadas. Eram três antenas localizadas em Sand, na Dinamarca que interceptavam mensagens dos bombardeiros Aliados. É graças a ela que os alemães estão conseguindo abater os bombardeiros ingleses a uma velocidade tão alarmante. Hermia Mount, uma analista do MI6, é recrutada para ajudar a descobrir qual é essa nova arma. Tendo morado a vida inteira na Dinamarca, ela possui contatos valiosos que poderão auxiliá-la em sua missão. Do outro lado do mar do Norte, numa ilha dinamarquesa ocupada pelos alemães, o estudante Harald Olufsen descobre uma instalação estranha dentro da base militar nazista. Ele não sabe o que é, mas não se parece com nada que já tenha visto, e ele precisa contar para alguém. Em Copenhague, o detetive Peter Flemming colabora com os alemães para desvendar quem está repassando informações de dentro do país nórdico para os aliados britânicos. Numa Europa praticamente dominada pela Alemanha, a vida dessas três pessoas se entrelaça de forma irreversível, e quando um decrépito avião bimotor se transforma no único meio de fazer a verdade chegar até as forças aliadas, o destino delas poderá mudar o rumo da guerra – e da história. Nosso autor em questão estudou muitas linguagens de guerra, de aviação, de táticas militares e inclusive dinamarquês, para deixar condizente com a realidade daquele tempo.  
Ken, soube transformar muito bem a trama para que os leitores e inclusive eu, ficássemos vidrados na leitura a cada página virada. Vale muito ter um livro desse em nossa estante.

Lançamento: 01/06/2017
Título original: Hornet flight
Tradução: Haroldo Netto
Formato: 16 x 23 cm
Número de Páginas: 416
Peso: 0.56 kg
Acabamento: brochura
ISBN: 9788580417098
EAN:
9788580417098


Bibliografia:


FOLLET, Ken. O Voo da Vespa. São Paulo, Editora Arqueiro. 2017.

www.editoraarqueiro.com.br

www.ken-follet.com

www.wikipedia.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário